Segurança da Informação

Segurança da informação é um conjunto de ações e boas práticas que têm como finalidade proteger um grupo de dados.

De tal maneira, essas medidas de segurança podem ser aplicadas em todas as empresas que trabalham com dados, uma vez que toda organização gera informações próprias.

Um dos pontos que tem sido mais comentados ao falar sobre dados é o advento da LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados sancionada em agosto de 2018. A lei solicita que seja adotada uma forma diferente de trabalhar com dados, então pontos como segurança, transparência e privacidade e proteção de dados pessoais se tornaram mais importantes.

PILARES DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Para proteger os dados, a segurança da informação se baseia em três pilares da segurança: confidencialidade, integridade e disponibilidade. Abaixo, veja o que cada um deles significa, quais são as suas características e que estratégia a sua empresa pode usar para reforçar a proteção:

CONFIDENCIALIDADE

confidencialidade é um princípio que está atrelado à privacidade das informações. Ou seja, garantia de que os dados da empresa não estarão disponíveis nem serão divulgados a indivíduos, entidades ou processos sem autorização.

Para garantir a confidencialidade, a sua empresa precisa adotar medidas preventivas como, por exemplo, definir o acesso às informações somente para pessoas autorizadas. Também conscientizar toda a equipe para não violar as regras de segurança, e proteger os computadores contra ciberataques, vírus e espionagem.

INTEGRIDADE

integridade corresponde à preservação da precisão, consistência e confiabilidade das informações. Ou seja, garantia de que nenhuma interferência externa irá corromper, comprometer ou danificar os dados

Para aumentar a integridade das suas informações é necessário reforçar a infraestrutura de proteção de dados. De que forma? Estipulando controles de acesso para colaboradores, definindo permissões de arquivos ou até mesmo contando com serviços de backups para recuperar dados alterados.

DISPONIBILIDADE

Já a disponibilidade é um princípio associado à acessibilidade dos dados e sistemas da empresa. Ou seja, a capacidade dos seus colaboradores, stakeholders e diretores consultarem as informações a qualquer momento.

O método mais rápido para reforçar a disponibilidade é por meio da implantação de tecnologias modernas e compatíveis com os hardwares da sua empresa. Não só isso, apostar em serviços de backup terceirizados voltados à manutenção e preservação do acesso aos dados.

Fonte: https://www.penso.com.br